Desde há cerca de trinta anos que uma Senhora de nome Gracia Gentil Jorge, natural da ilha da Sicília – Itália – casada com Porfírio Martins Jorge, natural de Foios, onde residem, que tem uma agência de pensões designada por IMIFRANCE.

José Manuel CamposQuando se entra nos Foios, vindo de Vale de Espinho, mesmo em frente do edifício escolar, encontra-se a casa da Gracia e a agência IMIFRANCE, à qual alguns, com ironia, chamam consulado. Encontramos, com muita frequência, carros estacionados de pessoas que procuram arranjar a pensão da emigração ou melhorar a existente.
A Graça Gentil Jorge exerce quase uma acção missionária. É verdade que cobra aquilo que entende ser justo mas também é verdade que a Gracia se desloca, muitas vezes, à Segurança Social Francesa, onde ainda tem muitas amigas e onde também, aliás, trabalhou.
Gracia GentilÉ do conhecimento geral que muitas pessoas da freguesia, do concelho, do distrito e de outros pontos do país, têm procurado a Graçia para que lhes possa analisar e (re)organizar o processo relacionado com as mais diversas actividades desenvolvidas no estrangeiro, com particular destaque para a – Mãe França – de onde provêm a maioria das pensões. De uma maneira geral as pessoas ficam satisfeitas visto que a Graçia busca e rebusca todos os cantinhos de modo a que aos seus clientes sejam atribuídos os euros e os cêntimos a que têm direito.
A Graçia é uma Senhora simples, discreta e muito competente. Reside na Avenida 25 de Abril – 6320-141 – Foios – e tem o seguinte número de telefone: 271496402
A Gracia Gentil Jorge merece o nosso inteiro reconhecimento, admiração e estima.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia dos Foios)

jmncampos@gmail.com