Foi apresentado pelos presidentes da Meimoacoop, Domingos Bento, e dos Municípios do Sabugal, Manuel Rito, e de Penamacor, Domingos Torrão, o projecto de construção de uma central meleira na freguesia do Vale da Senhora da Póvoa, no concelho de Penamacor. A cerimónia decorreu no sábado, 13 de Dezembro, nas instalações da cooperativa e o momento foi aproveitado para divulgar a homologação por parte da Direcção-Geral de Veterinária, da zona apícola controlada que envolve os concelhos de Penamacor, Belmonte e Sabugal.

ColmeiasA Meimoacoop – Cooperativa Agrícola do Bloco do Regadio da Meimoa foi designada, pela Direcção-Geral de Veterinária (DGV), gestora da Zona Controlada para as doenças das abelhas que integra a área geográfica dos concelhos de Belmonte, Penamacor e Sabugal, sendo responsável pela implementação e execução das medidas enunciada sem prejuízo das competências e sob a orientação da DGV.
Todos os apicultores com apiários implantados na zona controlada devem ser detentores de boletim de apiário Mod. 507/DGV, para inscrição de acções sanitárias e estão sujeitos a análises anatomo-patológicas anuais, acções sanitárias e de tratamento conforme determinado pela DGV, medidas de controlo de foco de doença de referência e inquérito epidemiológico sistemático e medidas de desinfecção e higiene sistemática.
A partir de agora a introdução na zona controlada pela Meimoacoop de abelhas, enxames, colónias ou colmeias e seus produtos bem como substâncias ou materiais destinados ao uso em apicultura carece de prévia autorização da Direcção de Serviços Veterinários da Região do Centro (Mod. 488/DGV – Comunicação de deslocação em apiários).
Com a definição das seis novas zonas controladas elevam-se a 11 as áreas de produção de mel existentes em Portugal.
O momento foi ainda aproveitado para apresentar o projecto de uma central meleira a construir na freguesia do Vale da Senhora da Póvoa, no concelho de Penamacor, onde técnicos especializados irão realizar análises, receitar medicamentos e receber o mel da zona controlada.
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Domingos Torrão, trazia na bagagem os primeiros produtos «Terras do Lince», uma marca registada pelo seu município para promover os produtos regionais como o queijo, o azeite e, claro, o mel.
jcl