Artur Coelho, médico pediatra do Hospital Pediátrico de Coimbra, natural de Malcata, filho de Joaquim Coelho e Dulce de Jesus Nabais Pereira, sobrinho do Padre Miguel do Soito, tem uma leucemia mieloblástica aguda, doença que afecta o sangue.

SolidariedadeO tratamento desse sabugalense requer um transplante de medula óssea de alguém compatível.
Para o estudo de compatibilidade basta dar um pouco de sangue, para efeitos de estudo da compatibilidade, não sendo feitos quaisquer outros exames adicionais.
Um grupo de amigos de Artur Coelho está a desenvolver uma campanha de informação sobre o caso, na esperança de assim se encontrarem pessoas que se associem a esta causa.
Os potenciais dadores têm de pertencer à faixa etária dos 18 aos 45 anos, e ter um peso mínimo 50 quilos.
No princípio de Janeiro (com data a marcar) irá deslocar-se ao concelho do Sabugal e à Guarda uma brigada com técnicos especializados para realizarem as colheitas.
Para já, quem estiver interessado pode registar-se como dador, bastando dirigir-se aos seguintes locais:
Centro de Histocompatibilidade do Sul, Alameda das Linhas de Torres, 117, Lisboa (Tel.: 217504100);
Centro de Histocompatibilidade do Centro: Praceta Prof. Mota Pinto, Coimbra – junto aos HUC (Tel.: 239 480700);
Centro de Histocompatibilidade do Norte: Pavilhão «Maria Fernanda», Rua Roberto Frias, Porto (Tel.: 22 5573470);
Serviços de sangue dos hospitais: IPO de Lisboa, D. Estefânia, Amadora-Sintra, Barreiro, Torres Novas, Abrantes, Tomar, Beja, Elvas, Évora, Faro, Guarda, Portimão, Portalegre, Litoral Alentejano, Vila Franca de Xira, Funchal, Ponta Delgada, Horta.
Centros de Saúde: Mafra, Coruche, Vila do Porto, Santa Cruz das Flores, Madalena, Velas, Santa Cruz da Graciosa, Calheta, Ribeira Grande.
Contacto: causa-arturcoelho@sapo.pt
plb

Anúncios