Inicia-se a 14 de Dezembro um Ciclo de Concertos de Natal e Ano Novo, organizado pela Delegação da Fundação INATEL da Guarda.

manteigas2O Ciclo inclui um conjunto de 10 concertos com 15 grupos corais ou de música tradicional. Para além dos grupos do distrito da Guarda, haverá também a actuação de dois conceituados grupos de fora do distrito: o Coral de Sant’Ana de Oliveira do Hospital e o Coral Brigantino de Bragança.
O primeiro concerto tem lugar na Guarda-Gare na sede da Associação Cultural e de Melhoramentos do Bairro de Nª Srª de Fátima, com o Grupo Coral Pedras Vivas, que actuará às 16 horas.
No dia 20 Dezembro, pelas 21h30, será a vez de Figueira de Castelo Rodrigo, em cuja Casa da Cultura receberá o Coral Brigantino e o Grupo Coral e Etnográfico de Figueira de Castelo Rodrigo. No mesmo dia e à mesma hora, também Almeida recebe no Auditório Municipal o Orfeão da Guarda e o Coro Etnográfico de Almeida, o mesmo sucedendo em Seia, cujo Cine-Teatro Jardim receberá o Grupo Coral S. Pedro e Orfeão de Seia.
A 28 de Dezembro, pelas 16h00, Fornos de Algodres recebe na Igreja da Misericórdia o Coral de Sant’Ana e Os Capelenses, sucedendo o mesmo em Aldeia do Bispo (freguesia do concelho da Guarda), na Igreja Paroquial, onde actuará o Orfeão de Nespereira.
A 3 de Janeiro, pelas 21h30, será vez de Manteigas, que receberá o Grupo Recanto do Canto (Vela) no Auditório do Centro Cívico, e de Pinhel, que acolherá no Cine-Teatro S. Luís o Grupo Coral de Manteigas e Grupo Trovas da Beira. Ainda nesse dia, pelas 22 horas, o Orfeão de Seia actuará em Gonçalo, no Edifício Cultural.
O ciclo de concertos termina no dia 4 de Janeiro, em Cativelos, em cujo Auditório do Centro Recreativo Cativelense actuará o Orfeão Estrela da Serra e Grupo de Cantares Mondeguinho.
Para além da divulgação da música tradicional e coral ligada ao Natal, os concertos pretendem dinamizar os grupos e contribuir para a animação da quadra natalícia nas comunidades.
plb