Terça feira, dia 2 de Dezembro, as equipas de sapadores de Foios e de Aldeia Velha iniciaram uma acção de limpeza e corte de pinheiros, no baldio de Foios, que irão ser distribuídos, à população do concelho de Sabugal, como árvore de Natal.

José Manuel CamposO Núcleo Florestal da Guarda, Gabinete Florestal da Câmara Municipal, Grupo de escuteiros do Soito e Junta de Freguesia de Foios acordaram desenvolver uma acção louvável.
A Engenheira Graça Ribeiro, do Núcleo Florestal da Guarda, é uma técnica atenta e responsável pelo Perímetro Florestal do Alto Côa. Nunca os baldios de Malcata, Quadrazais, Foios e Aldeia Velha mereceram tanta atenção como a que agora lhes está a ser prestada pela Engenheira Graça Ribeiro, Engenheira Cláudia Salgueiro, Chefe do Núcleo Florestal, Dr. Carlos Santos, Guarda Leal e os técnicos do Gabinete Florestal da Câmara Municipal, coordenado pelos Engenheiros Carla, Alberto e Sónia.
pinheiros-natalEstas são as pessoas com quem temos trabalhado e que merecem a nossa consideração e estima. Acontece, porém, que o muito que já foi feito ainda é pouco em relação a tudo quanto há para fazer. Continuamos a acreditar e a trabalhar com estas pessoas na esperança de que, em conjunto, possamos ordenar os nossos baldios que durante muitos anos foram, praticamente, votados ao abandono.
Os pinheiros que estão a ser cortados, de forma ordenada e responsável, vão chegar a muitos lares e evitar que outros sejam sacrificados.
Uma palavrinha de apreço às equipas de sapadores que desenvolvem uma acção altamente meritória. Parabéns também aos escuteiros da vila do Soito uma vez que aderiram a esta bela iniciativa e que vão fazer a distribuição dos pinheiros.
Para todos um Bom Natal.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia dos Foios)

jmncampos@gmail.com