A II Concentração Internacional Porsche Fans Portugal já começou a contagem decrescente. Vencidas algumas dificuldades tudo se prepara para trazer às terras do Sabugal, pela primeira vez portugueses (Clube Porsche Fans Portugal) e espanhóis (Todo Porsche Madrid) proprietários das míticas máquinas Porsche e Ferrari. A organização tem feito tudo o que está ao seu alcance para transformar o fim-de-semana de 28, 29 e 30 de Novembro num momento marcante e histórico para as nossas terras e as nossas gentes. Vamos, agora, dar a conhecer a todos os sabugalenses as etapas deste evento com os locais, os tempos aproximados de passagem e guardamos para a manhã de domingo a grande surpresa desta concentração.

Manuel Rito Alves e José Luis Jacob, presidentes, respectivamente, do Municipio do Sabugal e do Porsche Fans Portugal

Passando a redundância e a evidência das palavras temos mesmo que começar pelo princípio. Esta concentração só vai ser possível devido à grande abertura que, desde o primeiro momento, o presidente do Porsche Fans Portugal, José Luís Jacob, demonstrou à ideia de trazer uma concentração das míticas máquinas ao Sabugal. É, igualmente, justo destacar a receptividade que a Câmara Municipal do Sabugal, na pessoa do seu presidente, Manuel Rito Alves, teve à possibilidade da realização da concentração em terras raianas. A escolha do percurso teve duas premissas. A primeira, «obrigava» a levar a caravana a passar pelos cinco castelos da raia sabugalense e a segunda «imposta» pelo clube pretendia evitar localidades onde fosse necessária ir e voltar pela mesma estrada. Malcata e a barragem, com muita pena nossa, tiveram que ficar de fora deste percurso. Fica para uma próxima oportunidade. Mas vamos, então, falar, da primeira etapa que inclui a chegada na noite anterior ao RaiHotel.
Os participantes na II Concentração Internacional Porsche Fans Portugal concentram-se na sexta-feira, 28 de Novembro, no RaiHotel, no Sabugal, onde pernoitarão durante duas noites e para onde está marcado o jantar depois do check-in. O serão vai servir para retemperar forças, para conhecer os participantes espanhóis do TodoPorsche Madrid e para recolher cedo porque sábado vai estar muito preenchido.
No sábado a concentração (com briefing incluído) está marcada para as nove horas da manhã no Largo do Castelo. Um representante da Câmara Municipal do Sabugal dará as boas-vindas a todos os participantes e fará a entrega de algumas lembranças de promoção histórica e turística das terras raianas do Sabugal. Antes da partida será ainda tempo para visitar o Castelo do Sabugal, o Bar «O Bardo» e a Casa do Castelo.
A partida está marcada para as 10 horas com passagem para a outra margem do sempre presente rio Côa em direcção às Quintas de São Bartolomeu, Rapoula do Côa e primeira paragem nas Termas do Cró.
Tempos de passagem nas localidades se forem cumpridos os horários previstos:
Ponte do Sabugal – 10 horas, Quintas de São Bartolomeu – entre as 10.10 e 10.20, Rapoula do Côa (10.20 – 10.30) – e Termas do Cró (10.30 – 11.00). Paragem no complexo para visita ao complexo e explicação do projecto pela responsável, Felismina Rito. Saída às 11 horas em direcção ao Seixo do Côa (11.00 – 11.10), Valongo do Côa (11.20 – 11.30) e chegada a Ruivós às 11.30 com Porto de Honra na sede da Associação dos Amigos local. Partida da caravana com passagem pela Ruvina (11.45-11.50), Nave (11.50-12.00), Aldeia da Dona (12.00-12.10), Bismula (12.10-12.20) e chegada a Vilar Maior (12.30) com visita ao Museu da Aldeia Histórica de Vilar Maior. A partida está marcada para as 13 horas em direcção a Aldeia da Ribeira (13.00-13.10), Rebolosa (13.10-13.20), Alfaiates (13.20-13.30) e Soito com passagem pela principal artéria da vila cerca das 13 e 30 em direcção ao Restaurante «Beto Martins» para um merecido almoço.
Fim da primeira etapa.
jcl

Anúncios