A Escola de Karate do Sabugal (EKS) contratou quatro novos treinadores, cujos currículos são no mínimo invejáveis, tendo em vista criar condições para um maior desenvolvimento da modalidade.

O Karate no Sabugal existe desde há muitos anos. Com algumas interrupções pelo meio, é certo, mas esta é uma actividade com alguma tradição na Cidade, onde decorreram já vários campeonatos e estágios que aqui trouxeram muitos forasteiros.
O grupo de atletas que treinam Karate Shotokan na Cidade do Sabugal é bastante diversificado, constituído por crianças e adultos, tendo o atleta mais novo cinco anos e o menos novo quase dez vezes mais. Ao longo dos anos, vários atletas têm participado em torneios e campeonatos associativos, bem como nos da Federação Nacional de Karate – Portugal (FNK-P), nos quais têm tido excelentes prestações, conquistando alguns lugares cimeiros no pódio. Neste momento são três os atletas do Sabugal que se encontram em treinos regionais de Selecção da FNK-P.
Desde o início deste ano (época desportiva 2007/2008) que este grupo de Karatecas se encontra filiado na Academia Egitaniense de Karate Shotokan, através da Escola de Karate do Sabugal. Também desde essa data que a EKS se encontra associada à União Dojos Karate Shotokan, e filiada na Federação Nacional de Karate – Portugal, Liga Portuguesa de Karate Shotokan e Japan Karate Association – Portugal.
São cinco as máximas pelas quais os praticantes se orientam, não só no treino específico de Karate, mas em qualquer situação da vida – Carácter, Sinceridade, Esforço, Etiqueta e Auto-Controle – pelo que o objectivo do Karate consiste no aperfeiçoamento do carácter através de uma prática esforçada, feita com sinceridade e respeito, promovendo assim o auto-controle do praticante.
Esta época desportiva houve algumas mudanças quanto aos responsáveis de formação. Assim os novos treinadores são:
Rui Jerónimo, que tem no seu currículo vários títulos desportivos: onze vezes Campeão Regional FNK-P, sete vezes Campeão Nacional FNK-P, vice-campeão Europeu ESKA, terceiro classificado no Europeu ESKA , uma vez campeão Europeu FSKA, seis vezes campeão Mundial FSKA. É graduado com o 3º Dan pela Federação Nacional de Karate e é treinador de Nível 1 da mesma federação. Frequentou ainda os Cursos Superiores de Desporto, Educação Física e Ciências do Desporto. É Técnico Geral de Massagem e Fisioterapia.
Carla Jerónimo, que tem como principais títulos: dez vezes Campeã Regional FNK-P, duas vezes Campeã Nacional FNK-P, dez vezes Campeã Nacional LPKS, três vezes Campeã Mundial FSKA, uma vez Campeã Mundial JSKA, uma vez Campeã Universitária FADU, duas vezes Campeã da Taça de Portugal. É graduada com o 3º Dan pela Federação Nacional de Karate e é Treinadora de Nível 1. É Licenciada em Educação de Infância e é Técnica Geral de Massagem e Fisioterapia.
José Jerónimo: graduado com o 3º Dan da Federação Nacional de Karate – Portugal, Treinador de Nível 1 e instrutor de Karate desde 1997.
Rosa Jerónimo: graduada com o 1º Kyu pela União de Dojos de Karate Shotokan, Treinadora e Monitora da Federação Nacional de Karate – Portugal, sendo Instrutora de Karate desde 2003
Estes quatro novos treinadores conseguiram já formar vários Campeões Regionais, Nacionais, Internacionais e Mundiais. Têm atletas que representam actualmente Portugal em Selecções Nacionais, e que se encontram em treinos de Selecção da Federação Nacional de Karate.
Em cada treino estarão sempre presentes dois dos quatro treinadores referidos.
Espera-se que, com esta mudança, os atletas consigam alcançar ainda melhores performances, para que o Karate continue a divulgar, cada vez mais e melhor, a Cidade do Sabugal.
O horário dos treinos é das 19 às 20 horas, às segundas e quintas-feiras.
O local é o Pavilhão Gimnodesportivo do Sabugal.
Os interessados em praticar Karaté podem inscrever-se no local de Treino ou pelo telemóvel 962838710.
Celino Augusto

Anúncios