O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, visitou esta quarta-feira, 15 de Outubro, o Comando Operacional da Brigada de Intervenção do exercício «Orion 08» sedeado no Centro de Negócios Transfronteiriço do Soito, no concelho do Sabugal.

Orion 08O exercício «Orion 08» decorre entre 6 e 17 de Outubro, envolve 17 mil militares e 3 mil viaturas e tem o quartel-general no Centro de Negócios Transfronteiriço do Soito, no concelho do Sabugal. As movimentações militares ocorrem em simultâneo no Sabugal, em Viseu, em Tancos e Santa Margarida e em Beja.
A «guerra digital tecnológica» visa exercitar e testar algumas capacidades da Componente Operacional do Sistema de Forças do Exército Português na condução de uma Operação de Resposta a Crises (CRO) e envolve as Brigadas de Intervenção, Mecanizada e de Reacção Rápida da Força Operacional Permanente do Exército e conta ainda com a participação de representantes da Força Aérea, da Marinha e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
No final da visita, o ministro Severiano Teixeira falou aos jornalistas para «sublinhar a importância daquilo que aqui vi, ou seja, um exército comandado de uma forma digital» acrescentando com satisfação que «é a modernização, o verdadeiro exército moderno e isso é um passo extraordinário».
Ao longo da sua visita por terras raianas o ministro da Defesa esteve acompanhado pela ministra da Saúde, Ana Jorge, pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general Pinto Ramalho e pelo presidente do INEM, Abílio Gomes.
O Centro de Negócios Transfronteiriço do Soito transformou-se durante duas semanas num quartel operacional das forças de paz do Exército português.
jcl

Anúncios