O Município de Almeida promove nos dias 8 e 9 de Novembro no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso a I Feira da Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural. Entre as várias actividades previstas no programa destaque para a Montaria ao Javali em Nave de Haver e para a Largada de Perdizes em Vilar Formoso.

Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural de AlmeidaA primeira edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural organizada pela Câmara Municipal de Almeida decorre nos dias 8 e 9 de Novembro no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso. A montaria ao javali em Nave de Haver no sábado e a largada de perdizes em Vilar Formoso no domingo são as cabeça de cartaz do certame.
A abertura do salão de exposições está marcada para as 10 horas da manhã de sábado podendo ser admirados no recinto do pavilhão objectos de caça, pesca, jipes florestais, produtos agro-alimentares e tradicionais do mundo rural e fauna viva como cavalos, falcões, javalis, avestruzes, perdizes, coelhos, pombos e cães de raça.
O programa inclui demonstrações de meios da equipa cinotécnica da Guarda Nacional Republicana, o grupo de concertinas Clave de Sol, exibição de aves de presa (falcoaria) e de cães de parar com a presença de Vítor Maurício. O colóquio «Caça, pesca e Comunidade» conta com os oradores António Borges (Caça e Sociedade), Lurdes Martins (Contributo das concepções de pesca desportiva para o desenvolvimento local), Paulo Paixão (O corço no concelho) e Amílcar Teixeira (Caracterização das comunidades salmonídeas da Região Centro). A actuação do Grupo de Fados da Guarda finaliza o primeiro dia do evento.
No domingo terá lugar em Vilar Formoso uma largada de perdizes, nova demonstração de meios da equipa cinotécnica da GNR, a actuação do grupo de concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo, a libertação de uma ave recuperada nas Cervas, a exibição do Grupo de Lendas, Danças e Cantares de Ribacôa. A primeira edição encerrará com as danças do Rancho Folclórico da Miuzela.
O evento contará em permanência com tasquinhas com petiscos de caça e pesca, assadores de castanhas, exposições de cães e matilhas, tiro com arco e besta e passeios de charrette para todos os visitantes.
jcl

Anúncios