Grande DestaqueO grande escritor, filósofo e pensador português Mestre Jesué Pinharanda Gomes chegou a acordo com a Câmara Municipal do Sabugal para a doação do seu património pessoal ao concelho sabugalense. O município compromete-se, por protocolo, a criar e apoiar o Centro de Estudos Pinharanda Gomes, constituído por vários núcleos de investigação cultural.

Clique para ampliar

Após vários contactos pessoais foi estabelecido entre Mestre Pinharanda Gomes e a Câmara Municipal do Sabugal, representada pelo Presidente Manuel Rito Alves, um protocolo com validade legal que define as condições da doação do património cultural do ilustre homem de cultura quadrazenho ao concelho sabugalense.
Jesué Pinharanda Gomes oferece a sua valiosa biblioteca pessoal, pastas com correspondência particular do escritor, recortes e artigos de Imprensa sobre o autor, diplomas de instituições e a numerosa colecção de imagens de santos em que se destacam as valiosíssimas figuras em barro e outros materiais relativos à sua devoção pessoal, Santo António, padroeiro dos alfacinhas.
A Câmara Municipal do Sabugal compromete-se a aceitar o legado e a criar as condições necessárias à instalação e conservação do património doado em instalações situadas no Bairro João Paulo II, no Sabugal, ao qual deverá ser dado o nome de Centro de Estudos Pinharanda Gomes.
O Município do Sabugal vai disponibilizar um funcionário qualificado para inventariar e catalogar os livros de forma a permitir o acondicionamento e transporte de Lisboa até ao Sabugal. Quando as instalações estiverem preparadas e disponíveis a Biblioteca será aberta ao público privilegiando os estudantes e os estudiosos das disciplinas que constem dos livros constantes do legado ou que tenham em vista estudar a obra literária do escritor e a história do concelho.
Sérgio Paulo Gomes (Rádio Caria) e o vereador António RobaloO Centro de Estudos Pinharanda Gomes será um espaço privilegiado de exposição do riquíssimo património doado e irá integrar vários núcleos de investigação e estudo – unidades descentralizadas – que englobam um conjunto de investigadores interessados em áreas ou temas relacionados entre si.
Os núcleos definidos são: obras do escritor Jesué Pinharanda Gomes, arte, biografias, linguística, histórias de Portugal em diversos volumes, histórias da Igreja em diversos volumes, filosofia antiga e clássica incluindo edições bilingues (gregas e latinas), filosofia e história da filosofia em Portugal, filosofia judaica, filosofia arábica, filosofia política, teologia e mariologia e fatimologia, literatura e poesia (portuguesa e estrangeira), religião, dicionários e enciclopédias, diversas colecções de publicações periódicas e revistas, etnografia local e relações transfronteiriças.
Fomentar a acumulação de conhecimento, combinar o pluralismo analítico e metodológico com a coerência teórica e criar bases de dados que facilitem a investigação e iniciativas conjuntas com instituições públicas nacionais, regionais e locais são alguns dos objectivos do Centro de Estudos.
A actividade científica será desenvolvida por uma equipa de investigadores de qualidade dando atenção particular à cooperação e às relações transfronteiriças com Espanha, à formação de jovens investigadores na área das ciências sociais e humanas, à promoção e difusão da cultura científica e ao apoio a iniciativas de cidadãos em domínios ligados às actividades do «Centro».
O processo que resulta deste protocolo deverá ficar concluído até final do ano de 2010.

O Capeia Arraiana em parceria com a Rádio Caria entrevistou o vereador da Cultura, António Robalo, sobre esta excelente novidade: «A proposta de mestre Pinharanda Gomes, acima de tudo, honra o Município. Congratulamo-nos com a sua decisão de oferecer o seu património para que possa ficar à disposição de todos», começou por dizer o vereador António Robalo acrescentando que «não é fácil encontrar um legado desta qualidade».
«A Câmara vai criar o Centro de Estudos no Sabugal e cumprir todos os pressupostos do protocolo» afirmou ainda António Robalo.
(A entrevista pode ser escutada na íntegra na Rádio Caria, em 102.5 FM.)

Excelente notícia para todos os sabugalenses e para todos quantos consideram que o futuro se constrói respeitando, defendendo e preservando o nosso passado patrimonial e cultural.
jcl

Anúncios