O Município da Mêda e a Comuna de Saint Aubin, na Suíça, vão ficar ligadas por um acordo de geminação a assinar em 11 de Novembro, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal.

O acordo tem em conta os laços de amizade e cooperação existentes entre os dois municípios, decorrentes do facto de existir uma importante comunidade de medenses naquela cidade da Suiça.
O compromisso a celebrar sublinha os propósitos de aprofundar as relações fraternais entre as duas municipalidades e promover o intercâmbio cultural e económico, nomeadamente através da troca de informações sobre actividades culturais, turísticas, desportivas, políticas e sociais.
O Protocolo de Geminação será assinado pelo Presidente da Câmara Municipal da Mêda, João Mourato, e pelo Presidente da Comuna de Saint Aubin, Michel Marchand, que se deslocará a Portugal para o efeito.
Um natural da Meda que reside em Saint Aubin, José Moreira, de 54 anos, teve um papel decisivo para o estreitamento dos laços de amizade entre as duas comunidades. É membro do Conselho Comunal de Saint Aubin, onde tem os pelouros da planificação, do pessoal, das vias de comunicação, da limpeza pública e da higiene e salubridade pública.
Em Outubro de 2007 uma delegação do Município de Mêda, presidida por João Mourato, deslocou-se a Saint Aubin onde estabeleceu os contactos formais com a Comuna local que agora culminarão na celebração do protocolo de geminação.
Saint Aubin está integrada no cantão de Fribourg, Distrito de la Broye e tem mil e 351habitantes.
plb

Anúncios