O concelho do Sabugal ganhará com a realização de iniciativas de promoção da gastronomia tradicional que aproveitem alguns produtos emblemáticos da nossa culinária antiga. Por que não lançar a breve trecho o festival gastronómico do bucho raiano?

Em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, decorre, até 12 de Outubro, o «II Festival Gastronómico do Achigã». Em Tomar, distrito de Santarém, tem lugar, até 20 de Outubro, a iniciativa «Todos com o Feijão…O Feijão com Todos». Em Alvaiázere, distrito de Leiria, acontece neste fim-de-semana, 4 e 5 de Outubro, o «I Festival Gastronómico do Chícharo».
Os três exemplos referidos dão-nos uma ideia de como se está progressivamente a tirar partido das singularidades gastronómicas de cada região ou de cada lugar, para assim se promover o desenvolvimento da actividade de restauração a se atraírem mais visitantes. Os restaurantes ganham com as vendas e algum do restante comércio não lhe fica atrás, para além de se divulgarem especialidades gastronómicas únicas, que por si só dão nome e fama a uma região.
O concelho do Sabugal teve em Maio deste ano, entre os dias 21 e 25, por iniciativa do Município, uma primeira iniciativa do género, designada «Circuitos Gastronómicos». Durante cinco dias os restaurantes aderentes disponibilizaram diversos pratos, dentro do leque da nossa gastronomia típica. Foi uma boa iniciativa, que marcou uma nova visão, mas que, como tudo na vida, precisa de ser melhorada para se tornar mais eficaz.
É pois no sentido de ajudar, que deixo algumas ideias:
Devem escolher-se para este tipo de eventos os meses frios, pois a nossa gastronomia mais típica contém sobretudo ementas de Inverno, onde impera a carne, os enchidos e os molhos gordurosos.
Há clara vantagem em se associar a iniciativa a um determinado produto típico, no nosso caso são disso exemplo o cabrito, o bucho e a truta.
Sugiro mesmo o lançamento a breve trecho de uma iniciativa bem representativa da nossa culinária: O festival gastronómico do bucho raiano.
«Contraponto», opinião de Paulo Leitão Batista

leitaobatista@gmail.com