Chegou a altura de nos preocuparmos o Inverno está á porta e com ele as gripes e constipações.

GripeGRIPE – Após dois anos de verdadeira calma chega até nós um vírus bastante forte proveniente da Austrália, que está a colocar a Organização Mundial de saúde em alerta.
Deverá haver cuidados reforçados nos grupos de risco especialmente crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios, renais ou cardíacos.
A vacina em Portugal começou a ser vendida no dia 1 de Outubro. A grande novidade é que pela primeira vez as vacinas podem ser aplicadas nas farmácias como também pela primeira vez em 20 anos esta vacina contempla imunização contra três estirpes especialmente severas deste vírus.
O preço da vacina é de 8 euros e com a comparticipação do Estado fica em 3 euros.
Na verdade os portugueses são pessoas pouco atentas às gripes e constipações algumas pessoas até pensam que é tudo a mesma coisa. Mas não é. A gripe com as suas doenças associadas e as suas complicações é uma doença muito perigosa anualmente ocorrem entre 250.000 e 500.000 mortes devido a complicações associadas à gripe. Só na Europa as mortes rodam números entre os 40.000 a 220.000 com forte incidência nos idosos ultrapassando os números das mortes na estrada.
A gripe é provocada por um vírus e começa por febres repentinas, arrepios de frio, dores da cabeça e tosse seca. Após as primeiras 24 horas surgem dores de garganta, congestão nasal (nariz entupido), tosse mas já com especturação. Em média os sinais da mais evidentes da gripe podem durar cinco dias ou prolongarem-se durante duas semanas.
A gripe é muito contagiosa e transmite-se pelo contacto com as gotas da fala, tosse ou espirro. Também os artigos contaminados com secreções servem de veículo de transmissão. Quando as mucosas do nariz e boca absorvem e vírus. Estes aderem ás células das vias respiratórias e começam a reproduzirem-se. Estes por sua vez atacam as vias respiratórias que começam a defenderem-se. Neste combate entre os vírus e os globos brancos surge febre (que é sinal que estamos a combate-los) surge também a tosse e as dores de cabeça pois o corpo esta a travar uma grande batalha.
Para se evitar o contágio deve-se começar por lavar as mãos o maior número de vezes, não colocar as mãos na boca nem no nariz e evitar o contacto com as pessoas infectadas.
As gripes não são razão para se deslocar às urgências dos hospitais, os pacientes devem procuram apoio nos centro de saúde 24 ou ligar para 808 24 24 24.
Muito importante: existem vários números de telefone para apoio; não se automedicamente especialmente no que diz respeito a crianças e grupos de risco.
Vera Vilanova

Anúncios