A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu em Santo Estêvão 10 plantas de cannabis e na Abitureira cinco armas de fogo e centenas de cartuchos.

GNR com CannabisO Núcleo de Investigação Criminal da GNR actuou no concelho do Sabugal no âmbito de inquéritos criminais que seguiam os seus trâmites. A operação na localidade de Santo Estêvão foi levada a cabo no dia 22 de Setembro, culminando na apreensão das 10 plantas de cannabis sativa. Já na Abitureira a operação realizou-se no dia 24 de Setembro, desta feita no cumprimento de mandados de busca a uma residência suspeita, onde foram encontradas cinco armas de fogo ilegais e 762 cartuchos. Na mesma data foram ainda cumpridos quatro mandados de captura. Os militares do Posto Territorial do Sabugal colaboraram nas duas operações.
Numa outra operação realizada em Seia, a GNR deteve um indivíduo de 30 anos, natural de Paranhos da Beira, pelos crimes de tráfico de droga e detenção de armas proibidas. Foi-lhe apreendido diverso tipo de estupefacientes (cannabis, haxixe, LSD e MDMA), armas brancas, uma viatura, dinheiro em numerário e ainda diversos utensílios utilizados na preparação da droga. Presente a interrogatório judicial, foi-lhe aplicada como medida de coação o Termo de Identidade e Residência e apresentações periódicas no posto policial da área de residência.
Em toda a semana transacta, de 22 a 28 de Setembro, o Grupo Territorial da Guarda da GNR registou 82 ocorrências criminais, de onde se destacam 17 furtos: três de veículos, um de objectos retirados de veículo, dois em residências, três em estabelecimentos comerciais, um de cobre e ferro e sete de outra natureza.
No mesmo período foram efectuadas oito detenções em flagrante delito, sendo cinco por condução sob efeito do álcool, uma por condução ilegal, uma por permanência ilegal em Território Nacional e uma por posse de estupefacientes.
Foram participados 19 incêndios florestais e um em habitação, por suspeita de mão criminosa.
Na madrugada de 24 para 25 de Setembro, o Grupo Territorial da Guarda levou a efeito uma grande operação em todo o distrito, vocacionada para a prevenção e o combate à criminalidade. Na mesma foram empenhados 72 militares, tendo-se fiscalizados 167 veículos. Foram elaborados seis autos de contra-ordenação, efectuadas quatro detenções por condução sob efeito do álcool e uma de cidadão estrangeiro por permanência ilegal em Território Nacional. Foram ainda notificados outros dois cidadãos para abandonarem o País.
Durante a semana registaram-se 18 acidentes de viação, sendo 12 por colisão e seis por despistes. Dos desastres houve a lamentar um morto e sete feridos leves.
A GNR levou ainda a efeito diversas acções de sensibilização a alunos das escolas do distrito, cujos temas foram «segurança Rodoviária» e «Segurança na escola».
plb

Anúncios