As Jornadas Europeias do Património celebrar-se-ão em Portugal, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro. O Jarmelo, de Agostinho da Silva, está na rota das actividades.

Jornadas do Património no JarmeloO património vai estar em destaque no distrito da Guarda e, em especial, no Jarmelo do activista (e defensor) da vaca jarmelista Agostinho da Silva.
Com o tema proposto «no Património… acontece» pretende-se propiciar novas oportunidades de reencontro das pessoas e das comunidades com o mundo do património e dos monumentos, reforçando essa ligação através de acções que promovam a sua reapropriação com um carácter efémero.
Propõe-se, por isso, que seja feito um especial investimento na implementação de actividades que estimulem a aproximação e o envolvimento da população com o património, com o objectivo a dar a conhecer as potencialidades, de incentivar o acesso à oferta cultural e o usufruto dos espaços patrimoniais.
Com este objectivo, a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo irá promover no dia 28 de Setembro, no Jarmelo, um conjunto de actividades no sentido da divulgação e promoção do Castro do Jarmelo.
15.00 horas – Palestra «Património Cultural, uma riqueza ainda incompreendida», proferida pela arqueóloga Clara Portas.
17.00 – Inauguração oficial da página da Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo («jarmelo.net») da autoria de curiosos e amigos jarmelistas voluntários que assim pretendem divulgar o Jarmelo.
18.00 – Actuação nas ruínas da antiga vila do Jarmelo do grupo «Chuchurumel», que editou, em 2007, um dos melhores discos de música portuguesa.

O Capeia Arraiana aproveita para endereçar os parabéns ao Agostinho da Silva por mais esta iniciativa em defesa da «marca Jarmelo».
jcl

Anúncios