Na semana transacta o Grupo Territorial da GNR da Guarda deteve 16 indivíduos pela prática de diferentes crimes. Registou um total de 75 ocorrências criminais, realizou três operações, acorreu a 16 acidentes de viação e realizou duas acções de sensibilização dirigidas á população.

Das detenções efectuada, 15 foram em flagrante delito e uma em resultado do cumprimento de mandado judicial de detenção. No referente à criminalidade registada tiveram destaque os furtos, que no total foram 22, sendo dois de veículo, um em veículos, três em residências, três em estabelecimentos comerciais e 13 outros furtos não especificados. Foram também participadas ao Ministério Público 13 ocorrências de incêndio, por suspeita de acção criminosa, sendo 12 na floresta e um em casa de habitação.
No referente a operações, houve a regista a que se desenvolveu nos dias 9, 10 e 11 de Setembro, através do Serviço de Protecção da natureza e Ambiente (SEPNA), denominada «Operação Sucateira 2008». Na mesma foram fiscalizadas 10 sucateiras e oficinas de automóveis, daí resultando oito autos de contra-ordenação por falta de licenças, não encaminhamento de veículos em fim de vida para locais licenciados e ausência de separação de resíduos.
Em 11 de Setembro, noutra operação, os militares do Posto de Celorico da Beira detiveram quatro indivíduos, com idades compreendidas entre os 20 e 39 anos, na posse de 47 quilos de cabos de cobre furtados.
Em 12 de Setembro, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento de Pinhel efectuou busca domiciliária no em Freixo Numão, no âmbito de um processo judicial em curso. Foi identificado um suspeito de ter cometido furtos e foram recuperados vários artigos de loiça e talheres furtados, no valor de mil euros.
No referente a acidentes de viação, registaram-se 16, sendo 11 por colisão, quatro por despistes e um por atropelamento. Dos desastres resultaram dois feridos graves e dois leves.
A GNR efectuou ainda, no período em análise, entre 8 e 14 de Setembro, duas acções de sensibilização para a Educação Florestal: uma pelo SEPNA da Guarda, realizada no Sabugal, e outra pelo SEPNA de Gouveia, realizada em Outeiro da Vinha, Loriga.
plb

Anúncios