«Sabe qual é o seu risco?» é o lema, este ano, do Dia Mundial do Coração. No Sabugal estão previstas para domingo, 28 de Setembro, diversas iniciativas que visam prevenir, alertar e sensibilizar a população para o prazer de uma vida saudável e sem stress.

Fundação Portuguesa de Cardiologia
O Dia Mundial do Coração, este ano sob o lema «Sabe qual é o seu risco?» pretende incentivas os cidadãos de todo o Mundo a adoptarem um estilo de vida saudável e a manterem um coração jovem para toda a vida.
As doenças cardíacas e o AVC são as principais causas de morte em todo o Mundo, ceifando anualmente 17,5 milhões de vidas. Para contrariar esses dados é necessário aumentar a consciência de cada um para os riscos dessas doenças e promover um conjunto de medidas preventivas. Um coração saudável é um factor vital para viver a vida em pleno, independentemente da idade e do sexo. Controlar os principais factores de risco cardiovascular, através de uma dieta saudável, praticar exercício físico e não fumar, poderá prevenir os ataques cardíacos e o AVC e ajudar o coração a envelhecer mais lentamente.
A Câmara Municipal do Sabugal, a «Sabugal+», o Centro de Saúde do Sabugal e a Clinaxia (Clínica Médica e Dentária) desenvolveram um programa especial para domingo, 28 de Setembro.
Entre as 9.30 e as 10.30 horas – Rastreio: Colesterol, Tensão Arterial e Glicémia.
10.30 às 11.15 – Sessão de esclarecimento: «Os Factores de Risco»
11.15 às 12.30 – Actividades nas Piscinas Municipais: Hidroginástica, Natação livre e Ginásio Cardio Fitness.
A entrada nas Piscinas Municipais é gratuita entre as 9.30 e as 12.30 horas de domingo.
jcl