A cidade da Guarda vai ter uma Unidade Local de Saúde (ULS) com gestão empresarial a partir de Outubro.

Hospital de Sousa MartinsEntra em vigor no dia 1 de Outubro o Decreto-Lei n.º 183/2008, publicado no «Diário da República» de 4 de Setembro que define e aprova a criação de três unidades locais de saúde no distrito da Guarda, no Baixo Alentejo e no Alto Minho.
A ULS da Guarda irá integrar o Hospital de Sousa Martins (Guarda), o Hospital de Seia e os centros de saúde do distrito com excepção dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa e de Aguiar da Beira.
A página web da Administração Regional de Saúde do Centro refere que «as unidades são organizadas em hospitais e centros de saúde integrando vários serviços e instituições do Serviço Nacional de Saúde numa única entidade pública empresarial» e servirão para «prestar cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados, a toda a população da Guarda, quer os que se encontram inscritos no SNS quer os beneficiários dos subsistemas de saúde ou outros que contratualizem a prestação destes cuidados».
«A primeira USL foi criada em 1999 no município de Matosinhos e constituiu uma experiência inovadora», pode ler-se no preâmbulo publicado no dia 4 de Setembro no «Diário da República».

Ver notícia relacionada publicada no Capeia Arraiana em Junho de 2008. Aqui.
jcl

Anúncios