A iniciativa «Comércio em Festa» realizada no Sabugal por intermédio da Associação de Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) redundou num completo fracasso, dada a diminuta adesão dos comerciantes e do público.

Comércio em Festa no SabugalO «Comércio em Festa» ambicionava ajudar à revitalização do comércio tradicional, criando condições para que os estabelecimentos se manterem abertos pelo fim-de-semana a dentro e promovendo uma pequena exposição de artesanato no Largo da Fonte.
O evento decorreu de facto na cidade do sabugal no passado fim-de-semana, nos dias 30 e 31 de Agosto, mas adesão dos sabugalenses foi irrisória.
A ACG pediu a colaboração da Câmara Municipal do Sabugal e este foi-lhe prestado. Dois dias antes distribuíram-se as licenças camarárias, autorizando os comércios a manterem-se abertos sábado e domingo. Além do mais a edilidade prestou apoio logístico com a instalação dos pavilhões para a exposição de artesanato e de um palco para as actividades de animação.
Porém a maioria dos comércios não demonstraram grande entusiasmo com a iniciativa e a adesão ficou muito aquém das expectativas. No sábado a adesão foi residual e no domingo todos os comércios encerraram.
Dentre as razões para o fracasso da iniciativa parece estar o facto dos emigrantes terem encetado a viagem de regresso nesse fim-de-semana. Outro motivo poderá assentar no início de férias de muitos proprietários de estabelecimentos comerciais, encerrando-os durante uma ou duas semanas. Outra razão prende-se com a quase inexistente divulgação da iniciativa, que não chegou ao conhecimento do público.
plb

Anúncios