As novas tecnologias chegaram e com elas um leque alargado de possibilidades. Com o Cartão do Cidadão os portugueses vão passar a ter um novo e mais prático documento de identificação.

Cartão do CidadãoSegundo a página oficial do Cartão do Cidadão (www.cartaodecidadao.pt) já foram emitidos 144 mil cartões e 30 mil aguardam por ser levantados pelos seus titulares.
Este cartão vai permitir substituir o Bilhete de Identidade e os cartões da Segurança Social, do utente do Serviço Nacional de Saúde e o do Contribuinte. No futuro, quando a nova lei eleitoral estiver publicada, o Cartão de Eleitor também vai fazer parte desta união.
Esta multifuncionalidade vai permitir ao cidadão uma intervenção mais rápida e segura nos seus assuntos. A fotografia, o chip comos dados identificativos e a assinatura digitalizada trazem uma maior segurança á sua utilização.
Neste momento existem em Portugal 248 locais de atendimento com o serviço de «Cartão do Cidadão». No distrito da Guarda temos, segundo informação do portal do Cartão do Cidadão, os serviços de emissão disponíveis nas Conservatórias do Registo Civil de Almeida, Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Figueira Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa. Ou seja, todo o distrito está já coberto com o novo serviço.
Portal do Cidadão, bem como o Portal da Empresa, disponibilizam informação diversificada sobre este novo documento e, desde já, possibilitam a todos os detentores do Cartão a realização de alguns serviços online.
aps

Advertisement