Um novo quartel para os Bombeiros Voluntários do Sabugal, foi a luta assumida pelo presidente da associação, Luís Carlos Carriço, para os próximos tempos, no discurso alusivo à comemoração do 113º Aniversário.

sbg-carrico01b.jpgNa cerimónia comemorativa, realizada na quinta-feira, dia 7 de Agosto, no salão da Junta de Freguesia, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros do Sabugal, fez uma alocução voltada para o futuro, enumerando alguns dos desafios que importa enfrentar e ultrapassar.
Considerou que algumas iniciativas governamentais, sobretudo ao nível da publicação de legislação, têm contribuído para consolidar o sector operacional dos bombeiros, e marcam «o princípio da profissionalização, na senda de um serviço cada vez mais exigente».
Porém criticou a postura da tutela em certas matérias, como a falta de coragem para enfrentar de vez o problema da falta de um verdadeiro regime jurídico das associações de bombeiros e a ausência de benefícios para os elementos do corpo activo das corporações.
Mas a grande mensagem de Luís Carriço, foi direitinha para a falta de um quartel condigno no Sabugal, apelando a que rapidamente se avance na construção de um novo edificio que albergue a corporação:
«Em dia de aniversário, é da praxe haver pedido. No nosso caso, como já disse em entrevista à Comunicação Social, a prenda apetecida, merecida e necessária, é um quartel. Mas não o pedimos, porque depende de nós. De nós que temos a obrigação de apresentar o projecto, que está em curso, e do Município, que informalmente já cedeu o terreno e prometeu o financiamento excedente ao QREN, mas tem de apressar a legalização do espaço, para que se possa escriturar e candidatar no quadro do próximo ano».
Estiveram presentes e usaram da palavra o vice-presidente da Câmara do Sabugal, Manuel Corte; o vice-presidente da Federação da Guarda, representando também a Liga de Bombeiros, Gil Barreiros; o segundo comandante distrital, Seara Pires; o presidente da Assembleia-geral da Associação, Ramiro Matos; e o presidente da Junta de Freguesia do Sabugal, Manuel Rasteiro.
A cerimónia foi aproveitada para a promoção de alguns bombeiros do corpo activo, nomeadamente os jovens Tiago Filipe Clara Moreira e Ricardo Emanuel Teixeira, que de estagiários passaram a bombeiro de 3ª Classe. Também receberam medalhas de assiduidade o bombeiro Filipe Morgado Bogas (cinco anos) e o subchefe Carlos José Pires Carvalho (15 anos).
plb

Anúncios