Mantém-se e, infelizmente, agrava-se a evolução da população residente no Concelho do Sabugal.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»O Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente as estimativas demográficas de 2007.
No Quadro mostra-se a evolução havida desde 2001, para o conjunto NUT III Beira Interior Norte, a que juntaram os concelhos de Belmonte e Penamacor que é constituída pelos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, os quais tiveram na década 1991/2001 uma evolução demográfica que pode ser assim caracterizada:

Tabela

Da análise deste Quadro retiram-se as seguintes conclusões principais:
– Acentua-se a diminuição da população da Beira Interior Norte (-4,11 por cento) com diminuição do peso relativo no seio da Região Centro, dado que a população desta Região sobe no mesmo período 1,6 por cento.
– Acentuação da concentração da população da Beira Interior Norte no núcleo urbano principal – Guarda com 40,12 por cento do total.
– Manutenção da tendência de evolução negativa da população do Concelho do Sabugal com claros sinais de agravamento – decréscimo havia sido de 12,1% entre 1991 e 2001, diminuindo 9 por cento nestes seis anos.
– Evolução fortemente negativa de Penamacor, mas positiva, invertendo a tendência da década anterior, para Belmonte.
– O Concelho do Sabugal mantém-se como o segundo concelho da BIN com maior número de habitantes.
Saliente-se, por fim que da análise das estatísticas demográficas referentes a 2007, ressalta um dado que deve levar a pensar quanto à importância das ligações a eixos viários principais, como é o caso da A23.
Na verdade e analisando a evolução dos Concelhos melhor servidos por esta via – Guarda, Fundão, Covilhã e Castelo Branco –, conclui-se que, no seu conjunto, os mesmos registaram uma evolução negativa de cerca de 2 por cento entre 2001 e 2007, com especial destaque para a Covilhã que perdeu 3,6 por cento da sua população.
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

ramiro.matos@netcabo.pt

Anúncios