A edição deste ano do raid automóvel TransPortugal tem algumas novidades, dentre as quais a passagem por terras sabugalenses, nomeadamente em Malcata, Sabugal e Sortelha.

26.ª TransPortugalA 26.ª edição do TransPortugal, que se realiza nos dias 20 e 21 de Setembro, propõe algumas alterações face à edição do ano passado.
A prova foi encurtada em cerca de 100 quilómetros, pelo que o evento irá ser concentrado em apenas dois dias (sábado e domingo), com cerca de 200 quilómetros em cada jornada.
O local de partida e chegada será Monfortinho, localidade fronteiriça do distrito de Castelo Branco, seguindo depois o percurso maioritariamente por terras da Beira Baixa, embora tocando as terras da Beira Alta com uma incursão pelo concelho do Sabugal.
No primeiro dia a comitiva passará por Aranhas, Penamacor, Meimoa, Meimão, Malcata, Sabugal, Sortelha, Pedrógão, Proença-a-Velha e Idanha-a-Velha, terminando em Monfortinho. O almoço será na aldeia histórica de Sortelha.
A segunda etapa, saindo de Morfortinho, passará por Penha Garcia, Salvador, Penamacor, Águas, Medelim, Monsanto e regresso ao ponto de partida. Desta feita o almoço será na aldeia de Águas, no concelho de Penamacor, seguida de visita à Feira de Coleccionismo e do Veículo Antigo da Beira Baixa, que se realiza naquela localidade. A iniciativa consiste numa exposição de viaturas clássicas, miniaturas, brinquedos e muitos outros objectos coleccionados por José Megre.
Haverá percursos rápidos, em asfalto, mas também percursos de montanha, bem ao sabor dos condutores de veículos de todo-o-terreno.
A organização do TransPortugal/2008 resulta da parceria entre duas entidades: o Clube Aventura e o Megre Motorsport.
plb