Vão ser criados na Beira Interior, dentro de alguns meses, quatro centros de recolha e tratamento de Resíduos de Construção e Demolição, que também farão a recepção e tratamento de Resíduos Orgânicos e Florestais. Um desses centros de recolha será no Sabugal.

EntulhoOs Centros Integrados de Reciclagem e Valorização Ambiental (CIVA’s) porão termo ao despejo ilegal de entulho, que constitui um dos grandes problemas ambientais. A instalação é iniciativa da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), e para além do Sabugal estão previstos CIVA’s em Pinhel, Celorico da Beira e Fundão, que também servirão os concelhos vizinhos, integrados na associação.
O investimento previsto na instalação será de cerca de cinco milhões de euros e o primeiro destes centros, e também o maior de todos, será o do Sabugal, previsto para Setembro deste ano.
Logo que instalados, os CIVA’s serão os únicos locais licenciados para o depósito de entulhos, pelo que as câmaras municipais só poderão emitir licenciamentos de habitação se for comprovada a entrega dos resíduos das obras efectuadas num desses centros. Esta é a forma encontrada para haver plena garantia de assim se terminar com os entulhos ilegais que vão ocupando as matas e as bermas das estradas e caminhos, os quais constituem um grande problema ambiental.
plb

Anúncios