A Câmara Municipal do Sabugal e a Universidade Aberta (UAb) vão celebrar um protocolo de cooperação com vista à formalização de uma parceria que permita criar um Centro Local de Aprendizagem (CLA) no concelho.

A UAb vai celebrar no dia 10 de Julho protocolos de cooperação com as câmaras municipais do Sabugal, Abrantes, Coruche, Grândola, Mêda, Pêso da Régua, Ponte de Lima, Ribeira Grande (Açores) e Silves, com vista à formalização de parcerias que permitam criar Centros Locais de Aprendizagem (CLA) da UAb nestes concelhos.
A cerimónia de assinatura dos acordos conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Manuel Rito Alves, do Reitor da UAb, Carlos Reis, dos presidentes das restantes câmaras e vai decorrer no dia 10 de Julho no Salão Nobre da UAb, em Lisboa.
A ocasião será aproveitada para a apresentação do conceito de e-learning, dos objectivos e dos modos de funcionamento dos CLA que irão proporcionar de acordo com a explicação do Reitor «o desenvolvimento de uma rede local de apoio à aprendizagem a distância, vocacionada para os novos ambientes virtuais».
Através da criação desta Rede, a UAb tem como objectivo desenvolver uma adequada inter-relação Universidade/Sociedade, estendendo o serviço público de ensino superior a sectores da população que de outra forma se veriam privados dele.
Os Centros garantirão, no seu âmbito geográfico, o apoio a todas as formações e estudos e à dinamização de acções educativas de âmbito formal, não-formal e informal, dirigidas para o aumento de competências académicas, profissionais, culturais e cívicas e nas áreas técnica, artística, cultural, científica e económica.

Depois da assinatura do protocolo com a Universidade Aberta, instituição universitária de referência nacional, é preciso agarrar «com unhas e dentes» esta oportunidade de excelência para o concelho do Sabugal.
jcl

Anúncios