Realizou-se no Sabugal, no dia 22 de Junho, a única festa onomástica que se mantém na cidade: o convívio dos que foram baptizados com o nome Manuel e suas respectivas famílias.

Os Manéis na Senhora da GraçaA festa dos Manéis deste ano realizou-se na Senhora da Graça, onde se juntaram cerca de 50 convivas. Na capela do santuário houve uma missa, presidida pelo Padre Manuel Janela, pároco da Bendada, coadjuvado pelo Padre Manuel Igreja Dinis, pároco do Sabugal.
Depois do serviço religioso, os convidas de nome Manuel tiraram a fotografia da praxe na escadaria fronteira à capela. Depois houve o tradicional e indispensável o almoço de convívio, com muita degustação e confraternização. Depois de momentos de conversa e distracção o dia acabou a comer, com a realização do jantar.
As iguarias gastronómicas que marcaram presença foram a chanfana, leitão assado no forno, cabidela de leitão, para além de muitos outros petiscos, não faltando doçaria variada e muitas bebidas.
A festa dos Maneis tem-se realizado todos os anos, sem falhas, facto que orgulha os naturais do Sabugal com aquele nome, tanto mais porque são os últimos resistentes. As restantes festas onomásticas, que tanto estiveram em voga há uns anos, parece estarem extintas.
A mordomia deste ano foi constituída pelo Manuel Rasteiro, Manuel Martins, Manuel Franco Ramos, Manuel Margato e Manuel da Rita.
plb

Anúncios