A Liga dos Amigos de Aldeia de Santo António, freguesia do concelho do Sabugal, tem em fase final a instalação do lar de idosos da freguesia, que dentro de um mês estará em pleno funcionamento.

«Falta apenas mobilar os quartos para que o lar receba os primeiros utentes», informa-nos Joaquim Ricardo, presidente da Liga e grande mentor do projecto do lar. Mesmo sem apoios oficiais de importância, o sonho tornou-se realidade graças ao esforço da população que deu donativos para a construção do edifício. Outra parte do financiamento obteve-se por empréstimo bancário, e o lar aí está pronto a entrar em funcionamento. Os idosos terão ali um local de acolhimento, que aposta no conforto e na dignidade de cada hóspede.
Com um investimento total que rondou um milhão de euros, construiu-se uma casa de grande dimensão, com piso térreo e primeiro andar. Para além do almejado lar, o edifício tem outras valências, como um espaço para ocupação dos tempos livres das crianças da freguesia, refeitório, lavandaria, auditório, gabinete médico, salão de convívio e sede da associação. Na envolvência do edifício há um espaço ajardinado, uma horta e uma pequena mata de carvalhos, onde os idosos poderão passar parte do tempo.
O lar tem um total de 14 quartos, sete individuais e sete duplos, todos com uma varanda exterior privativa e casa de banho. Pintados com cores vivas, os espaços são amplos e acolhedores, com sistema de aquecimento e lugar para guarda de haveres. «Temos a certeza que as pessoas se sentirão aqui bem acomodadas, e para muitas em melhores condições que em suas próprias casas», declarou Joaquim Ricardo, que se mostra satisfeito por ver chegar ao fim uma obra de vulto, que se iniciou em Agosto de 2005.
O seu orgulho é toda a obra, mas gosta especialmente de mostrar o auditório, um espaço onde cabem algumas dezenas de pessoas. «Poderemos exibir aqui filmes e realizar colóquios, mas o que verdadeiramente pretendo é criar neste espaço um local para formação de temáticas ligadas a esta área do apoio social», declara-nos o presidente da Liga, que conta lançar em breve a «última pedra» da construção, numa cerimónia formal e simbólica que marcará o fim dos trabalhos de instalação.
plb

Anúncios