«Olá avó! Estás muito jolie hoje!», «Olá neto! Já cresceste muito desde Agosto!» – podem ser alguns dos diálogos trocados muito em breve nos lares do Sabugal. O projecto «avósn@net» resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Sabugal e a Pró-Raia e vai ser apresentado no dia 20 de Maio.

«Avós na Net»Depois do wireless para utilizadores com computadores portáteis é agora a vez dos idosos dos lares do Sabugal terem acesso à Internet.
Nesta segunda vida virtual é caso para dizer que ninguém fica de fora ou esquecido. «Avós na Net» é um projecto desenvolvido pela Câmara Municipal do Sabugal em parceria com a Pró-Raia (Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte) e vai proporcionar que os avós dos lares sabugalenses possam comunicar visualmente com os seus familiares migrantes espalhados por Portugal e estrangeiro.
O Município do Sabugal em parceria com a Pró-Raia apresentou uma candidatura ao Programa LEADER+, visando estreitar o contacto com familiares ausentes do concelho do Sabugal, combatendo a solidão e o isolamento social, dos idosos utentes das valências de Lar ou Centro de Dia.
Tal necessidade encontra-se bem patente nos instrumentos de planeamento da Rede Social, tendo sido uma das problemáticas associadas ao envelhecimento identificadas no Diagnóstico Social deste programa, de combate à pobreza e à exclusão social.
Em termos operativos o «Avós na Net» tem por objectivo disponibilizar às 24 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valência de Lar e Centro de Dia, equipamentos informáticos (computadores com ligação à Internet e colocação de dispositivos com câmaras de videos «webcam»), permitindo visionar o utente e o familiar, por forma a minorar as distâncias físicas que os separam.
Com este projecto procura-se ainda fortalecer os laços intergeracionais, estimular alegria entre os idosos e familiares e fomentar a prática das novas tecnologias nos jovens com 65 e mais anos.
A sessão solene de assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal do Sabugal, a Pró-Raia e as IPSS envolvidas no projecto, realizar-se-á às 15 horas de 20 de Maio de 2008, no Salão Nobre do município sabugalense.
O projecto está integrado no «Programa Rede Social» do Sector de Acção e Social e Educação do Sabugal.

A candidatura ao «Leader+» integra dois projectos – «avósn@net» e «bricosolidário» – que pretendem apoiar e dinamizar a vida activa dos idosos. A comunicação com os familiares distantes e o arranjo de pequenas avarias domésticas contribui de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida dos nossos menos jovens. Iniciativa louvável das câmaras do Sabugal e da Guarda e da Pró-Raia.
jcl (com Ana Morgado e Tânia Alves)

Anúncios