O Capeia Arraiana visitou algumas freguesias do concelho do Sabugal na companhia de Manuel Rito Alves, presidente do Município. Iniciamos hoje a publicação dessa caminhada que incidiu sobre projectos e melhoramentos nos equipamentos públicos nas freguesias efectuados pelas Juntas por delegação de competências, transferência de verbas e apoios do executivo camarário.

Manuel Rito AlvesPraticamente no início do Capeia Arraiana (recordamos que existimos desde 6 de Dezembro de 2006) estivemos presentes na reunião da Mesa das Juntas de Freguesia do concelho do Sabugal que se realizou em Sortelha a 31 de Março de 2007. Apresentámos as nossas ideias e tentámos sensibilizar os autarcas presentes para o interesse colectivo em promover e divulgar o concelho do Sabugal através da Internet um suporte comunicacional pouco utilizado nesse tempo.
Agora é tempo de conhecer alguns dos projectos e dos melhoramentos efectuados nas freguesias sabugalenses durante o presente mandato legitimado pelas eleições autárquicas de 9 de Outubro de 2005. Recorde-se que estão cumpridos cerca de dois terços do actual mandato que termina em finais de 2009. Alguns dos equipamentos sociais que visitámos na companhia do presidente Manuel Rito Alves estendem-se no tempo e tiveram início em 2000/2001.
Este périplo (onde se incluem as várias reportagens já publicadas sobre a Cerdeira) vai ser publicado diariamente durante as próximas duas semanas e será retomado em breve quando for possível completar a visita às restantes freguesias do concelho do Sabugal.

Quadrazais

«Vunhir»* a Quadrazais
Partindo da sede do concelho e percorrendo a estrada municipal em bom estado de conservação que passa pela Colónia Agrícola de Martim-Rei chegamos, cerca de 10 quilómetros depois, a Quadrazais, situada a 811 metros acima do nível do mar. Raul Fernandes Bicho, eleito na lista do Partido Socialista, é o actual Presidente da Junta de Freguesia que inclui ainda a anexa Ozendo.
Obras iniciadas em 2000 – Espaço polivalente (nas imagens) que inclui a sede da Junta de Freguesia, o Centro Cívico, o posto médico, a Associação Cultural e Recreativa dos Amigos de Quadrazais e salas para formação.
* Vunhir = Vir em dialecto quadrazenho.
(continua)
jcl

Anúncios