A Associação dos Amigos de Vale das Éguas organiza nos fins-de-semana a partir de 17 de Maio descidas do Rio Côa em canoa.

Canoagem em Vale das ÉguasO Rio Côa está sempre presente nas vidas dos sabugalenses. Nasce na Serra das Mesas nos Fóios e atravessa o concelho, dividindo-o ao meio, até desaguar tranquilo, mais de 130 quilómetros depois, na margem esquerda do Rio Douro, em Vila Nova de Foz Côa.
Caracteriza e dá nome às Terras de Ribacôa correndo gelado e cristalino na direcção Sul-Norte por entre sabugueiros, freixos e outras árvores típicas da paisagem raiana.
Mas a grande maioria dos sabugalenses apenas conhece «a Côa» em pontos de fácil acesso, junto a pontes ou, agora, nas cada vez mais bem apresentadas praias fluviais. E porque falamos de praias fluviais… temos de falar do Parque da Ínsua em Vale das Éguas com excelentes condições e uma paisagem fantástica. E é, precisamente, na praia fluvial da Ínsua que terminam as descidas de canoas propostas pela Associação dos Amigos de Vale das Éguas presidida pelo Joaquim Gonçalves.
Se é amigo do Ambiente e quer gozar as belezas naturais de um rio que se mantém no seu estado primitivo, se gosta de ouvir o som dos remos a entrar na água misturado com o chilrear dos pássaros, então… viaje pela Natureza entre o Roque Amador e a praia Fluvial de Vale das Éguas. A aventura dura cerca de duas horas e para compensar das duras remadas estará à espera dos participantes um petisco grelhado para retemperar forças e recapitular todas as sensações vividas.
O Capeia Arraiana assistiu, recentemente, na praia fluvial de Vale das Éguas à chegada do grupo que preparou este programa «Descida do Rio Côa em Canoa» e foram muitas as peripécias que contaram quando estacionaram os caiaques. À passagem por zonas turbulentas mas de dificuldade reduzida ainda houve algumas molhas imprevistas. Para garantir a segurança as crianças foram distribuídas por canoas que permitem dois passageiros de forma a que ficassem acompanhados por um adulto.
As inscrições que incluem um monitor, seguro e almoço na praia fluvial de Vale das Éguas podem ser feitas através dos telefones 963307772, 961889791 ou através do e-mail: amigosdevaledaseguas@gmail.com.
jcl

Anúncios