Estão já em fase de instalação algumas das 12 torres eólicas com aerogeradores para produção de energia eléctrica que vão ocupar o alto da Serra do Homem de Pedra, entre o Soito e os Fóios, facto que agrada muito ao presidente da Junta de Freguesia dos Fóios, José Manuel Campos, indiferente ao facto do parque ainda não estar licenciado.

As eólicas povoam o horizonteEm declarações ao Jornal de Notícias, de ontem, 6 de Maio, o presidente do Município do Sabugal, Manuel Rito, declarou que o parque ainda não está licenciado. Perante a informação de que as obras estão já em andamento, mostra-se surpreendido: «Se está a avançar, desconheço!», declara.
O Jornal de Notícias foi mesmo ao local, e falou com José Manuel Campos, que se mostrou entusiasmado com a instalação dos aerogeradores: «É progresso! É dinheiro! É futuro!», diz satisfeito. Apesar da falta de licença, o presidente da Junta de Freguesia olha para a obra como um maná financeiro para o cofre da Junta.
Em contrapartida pela cedência do terreno ganhou o alcatroamento dos seis quilómetros de caminho que liga a sua aldeia ao Soito. Mas isto é apenas o começo, porque espera para breve a instalação de 50 aerogeradores na cumeada da Serra das Mesas, onde existem 500 hectares de baldios. Só em rendas pelo terreno ocupado, José Manuel Campos, estima o recebimento da 135 mil euros, o que fará quintuplicar as receitas da freguesia, que agora se ficam pelos 26 mil euros.
«Eu disse ao presidente da Câmara: temos que aproveitar esta oportunidade!”, contou José Manuel Campos, orgulhoso do trabalho à frente da Junta. Revela ainda o seu grande projecto para o futuro, tendo em conta as receitas geradas com a instalação do parque eólico: criar uma mini-zona industrial com pavilhões cedidos a actividades de valorização de recursos locais, como o queijo, a castanha e os enchidos.
Entretanto o jornal revela que os trabalhos avançam em forte ritmo, com o enchimento das fundações de meia dúzia de torres, envolvendo a descarga de 50 camiões de betão. Este parque da Serra do Homem de Pedra, junta-se aos parques, já licenciados, da serra do Mosteiro, Serra do Mosteiro, Cabeço de S. Cornélio e Serra da Malcata.
Capeia Arraiana falou com o autarca José Manuel Campos, que nos confirmou o avanço das obras, facto que muito o satisfaz, pela importância que a produção da energia eólica traz para a região, e em particular para os Fóios. «A obra está andar e espero que não venha a ter qualquer impedimento», disse-nos o autarca, que considerou que nem a Junta nem a Câmara estão envolvidas nos trabalhos de instalação, já que os mesmos são apenas da responsabilidade da empresa Tecneira – Tecnologias Energéticas.
Quanto à instalação de algumas dezenas de torres na Serra das Mesas, José Campos confirmou-nos que o processo está a andar. «Quero contudo informar que as torres não serão ali instaladas ao acaso, isso será analisado caso a caso, pois temos preocupações com a protecção ambiental da serra e procuraremos evitar danos», declarou-nos o autarca.
plb

Anúncios