No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decorreram no dia 30 de Abril
as I Jornadas sobre Tecnologia e Saúde. Com este evento, o IPG «deu a sequência ao ciclo iniciado no passado ano com a realização das I Jornadas Interdisciplinares sobre Tuberculose», como realçou o presidente do Instituto, Jorge Mendes, na sessão de abertura.

Jornadas sobre Tecnologia e Saúde«O êxito dessa iniciativa, que foi sublinhado pelos mais insuspeitos testemunhos, reforçou a nossa convicção no interesse e oportunidade deste tipo de acções informativas e formativas», acrescentou o presidente do IPG.
«Naturalmente que o programa destas Jornadas não vai cobrir a multiplicidade de questões relativas à Tecnologia e Saúde; permitirá, assim o desejamos, obter informação credível, conhecer realidades, estabelecer novos diálogos, equacionar ideias, perspectivar rumos de investigação e estudo. O interesse por esta temática ficou bem patente desde que a Comissão Organizadora iniciou o seu trabalho. Aliás, é de realçar, desde já a extraordinária receptividade a estas Jornadas, quer ao nível dos conferencistas, quer ao nível de participantes, quer ao nível de expositores, uma vertente participativa que iniciámos este ano», salientou ainda Jorge Mendes.
A iniciativa do IPG, que envolveu a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, pretendeu divulgar o que existe de mais expressivo ao nível das tecnologias aplicadas à saúde e aprofundar o diálogo entre investigadores e profissionais/estruturas de saúde (médicos, enfermeiros, administradores, técnicos, estudantes). Com as Jornadas o IPG pretendeu também viabilizar a divulgação de novos projectos e contribuir para uma maior interacção entre ensino superior e as empresas vocacionadas para as áreas da tecnologia e da saúde.
As jornadas, que decorreram no Auditório dos Serviços Centrais do IPG, incluíram temas como «o papel dos dispositivos médicos», «tecnologia e Direito», «telemedicina no presente e no futuro», «a experiência do Hospital Sousa Martins na informatização de Serviços», «o uso da Telemedicina na consulta de Dermatologia», «Inovação em Ortopedia» e «Novas Tecnologias ao Serviço das Doenças Cardiovasculares».
plb

Anúncios