Foi no dia 26 de Abril que se realizou o 3.º Encontro de Antigos Alunos e Professores do Colégio do Sabugal (1952-1986), a organização que demonstrou um grande empenho na realização do evento, esteve a cargo de Maria José Teixeira, Maria Lucília Chapeira, Bela Robi e João Silva, compareceram cerca de uma centena e meia de convivas.

Colégio do SabugalFoi no auditório Municipal, que se foram reunindo os participantes, e começou por intervir Ducílio Sapinho apresentando a todos a Associação Sabugal Sec. XXI, já devidamente legalizada e tendo como fundadores antigos alunos do colégio do Sabugal e não só, e na qual aparecem alguns nomes notáveis da vida publica Portuguesa, referiu então o objecto da Associação: «A Associação, sem quaisquer compromissos raciais, políticos ou confessionais, tem por finalidade apoiar, promover e defender o desenvolvimento harmonioso do Sabugal e seu concelho, com particular incidência na felicidade das suas gentes, actuando e intervindo, activamente, em todas as áreas de actividade ou cooperando com outras instituições, sempre na senda da lealdade, dignidade e justiça».
A ideia foi bem acolhida, e muitos dos presentes aproveitaram para se fazerem sócios, contribuindo assim para o crescimento desta Associação.
De seguida foi a vez de o homem carisma e director do colégio, Sr. Dr. Diamantino fazer a sua intervenção, começando por saudar os antigos alunos, recordando o passado comum, as vivências, as alegrias e as tristezas e o sentimento de saudade da juventude deles e inclusivamente da sua própria, pois foi muito jovem que começou com a responsabilidade de dirigir algo tão importante como foi o Colégio de Sabugal…
Assistiu-se depois á actuação do grupo coral e cantares do Sabugal dirigido pelo professor Rui Chamusco, mais tarde rumou-se para o RaiHotel onde foi servido o jantar, e os participantes tiveram oportunidade de observar seis álbuns de fotos do tempo de estudante, e no meio da tanta foto e com um pouco de paciência cada um lá ia encontrando a sua, e ia reconhecendo outras. A animar o convívio esteve o grupo musical “Só Notas”, alguns ex-alunos mostraram os seus dotes para a música tocando viola e cantando, levando o público ao rubro. A organização distribuiu lembranças a cada participante e nomeou os mordomos para 2009, que são, Fátima Dias, Lurdes Bogas, Artur Lucas e José Alberto, ficando assim a realização do 4.º encontro assegurado.
João Nabais

Anúncios