O «Cartão do Cidadão» já pode ser solicitado no concelho de Penamacor. O documento foi criado, há três anos, no âmbito do Simplex e reúne a identificação e informação até aqui incluída em cinco cartões.

Cartão do CidadãoOs munícipes de Penamacor já podem requerer na Conservatória local o «Cartão do Cidadão» concebido para facilitar a vida dos cidadãos.
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Domingos Torrão, em declarações ao jornal «Reconquista» defendeu a aposta no Simplex que «simplifica a vida das populações ao mesmo tempo que abre as novas tecnologias a um contacto mais directo com os utilizadores dos serviços públicos».
Em Penamacor os funcionários públicos frequentaram um curso de formação específico de adaptação aos novos programas. No entanto há funcionalidades que ainda não estão disponíveis como a requesição de medicamentos ou a marcação de consultas no Centro de Saúde pela Internet, as informações sobre reformas ou a renovação da carta de condução.
O documento tem um formato smart card e é apelidado de «cinco em um» porque substitui os actuais bilhete de identidade, cartão de contribuinte, cartão de beneficiário da Segurança Social, cartão de eleitor e cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde.
O cartão exibe na frente a fotografia e os elementos de identificação civil. No verso terá os números de identificação dos diferentes organismos cujos cartões agrega e substitui incluindo ainda uma zona de leitura óptica e o chip.
A leitura electrónica dos dados será feita com um chip de contacto, com certificados digitais (para autenticação e assinatura electrónica), podendo ainda ter a mesma informação do cartão físico como, por exemplo, a morada do titular.
jcl

Anúncios