A Agência Espacial Europeia lançou uma campanha para selecção e recrutamento de quatro astronautas. Poderão candidatar-se os jovens que preencham as condições impostas e que pretendam participar em missões no espaço.

European Space Agency (ESA)Esta campanha será feita sobretudo pela Internet e através de uma série de eventos promocionais nos 17 países membros da Agência.
Jean Coisne, do gabinete de comunicação do Centro Europeu de Astronautas, disse sobre este recrutamento o essencial: «Não procuramos super-homens, mas pessoas sãs e com um perfil psicológico muito determinado, com capacidade de adaptação, abertas e que gostem de trabalhar em equipa».
Os jovens portugueses poderão também candidatar-se a astronautas, podendo alimentar o sonho de vir um dia a participar em futuras missões, nomeadamente de ida à Estação Espacial Internacional.
Os quatro escolhidos neste processo irão juntar-se aos oito elementos que já integram o Corpo de Astronautas da Agência Espacial Europeia. Porém para entrarem nesta aventura, os candidatos terão de se submeter e superar um rigoroso processo de selecção que terá início em 19 de Maio.
A candidatura será feita pela Internet (www.esa.int/astronautselection) e terá de ser acompanhada de uma certificação médica idêntica à requerida aos pilotos da aviação comercial.

Dada a notícia fica a esperança que o Capeia Arraiana contribua para fazer chegar a mensagem a potenciais candidatos, e que daqui a uns meses tenhamos astronautas portugueses, e porque não arraianos, na Agência Espacial Europeia.
plb