O «avósn@net» é uma intervenção social da Pró-Raia em parceria com os municípios do Sabugal e da Guarda e que prevê a instalação de equipamentos informáticos nos lares de Terceira Idade aderentes ao projecto dos concelhos sabugalense e guardense.

A Pró-Raia (Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte) lançou dois projectos simultâneos nos concelhos do Sabugal («avósn@net») e da Guarda («Bricosolidário») em parceria com os respectivos municípios. Depois de consolidados isoladamente serão extensíveis aos dois municípios numa lógica de abrangência total.
O projecto «avósn@net» é uma intervenção social que prevê a instalação de equipamentos informáticos (computadores multimédia com câmara web e ligação à Internet) nos Lares de Terceira Idade e Instituições Sociais dos Concelhos do Sabugal e da Guarda, aderentes ao projecto.
Nesta primeira fase está prevista instalação de 25 unidades privilegiando os idosos sabugalenses que terão, assim, possibilidade de comunicar directamente com voz e imagem vídeo com os seus familiares ausentes em qualquer ponto do planeta.
O orçamento dos equipamentos para o concelho do Sabugal ronda os 25 mil euros e é apoiado pelo FEOGA (35 por cento) e Madrp (30 por cento).
O projecto «Bricosolidário» ajuda os idosos e dependentes em pequenas reparações no lar e foi implementado primeiro no concelho da Guarda.
O investimento da Pró-Raia assenta na política social do «Plano de Desenvolvimento Local Leader+» numa lógica de actualização e favorecimento de melhores condições de vida à população rural mais idosa através da difusão das novas tecnologias de comunicação.
Trata-se de uma intervenção que preza a filosofia base do «PIC LEADER+», cujo principal pilar assenta na demonstratividade e transferibilidade de experiências bem sucedidas, constituindo neste caso as instituições sociais do concelho do Sabugal e o seu público idoso o laboratório experimental que servirá de ponto de partida para disseminar ao território «LEADER+».
jcl

Anúncios