A empresa «PALEGESSOS» foi considerada a terceira melhor Pequena e Média Empresa (PME) de 2007, segundo o Diário de Notícias.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»Empresa com sede no Sabugal, a «PALEGESSOS» inicia a sua actividade na comercialização de produtos para a construção em Abril de 1996, numa alteração profunda da sua actividade inicial, ligada sobretudo à exportação de madeira em rolo verificada do nosso País para Espanha nos anos 80 e 90.
Devido à necessidade de optimização de recursos da firma o seu proprietário, Joaquim Fernandes Vilar, inicia a importação de gessos de Espanha para Portugal, com um êxito evidente que a transforma na principal empresa distribuidora em exclusividade de uma vasta gama de soluções construtivas. Complementarmente a «PALEGESSOS» mantém a actividade de fabricação de paletes em madeira.
Joaquim Vilar e seus familiares são o exemplo vivo do espírito de empreendorismo que indica de forma clara o rumo a seguir.
Se queremos um Concelho desenvolvido tal não será conseguido com o «polimento das cadeiras dos cafés» ou o gastar de tempos infindos em lamúrias e actos de comiseração ou de culpabilização de terceiros.
A «PALEGESSOS» aponta-nos o caminho: arriscar, investir, procurar o nicho de actividade onde podemos vencer, acreditar que o futuro somos nós que o construímos.
Conheci Joaquim Vilar e o seu filho num processo complicado e ainda não resolvido ligado às suas instalações em Vialonga.
Percebi estar perante investidores de nível superior e que, sem dúvida, colocariam a sua empresa onde hoje está.
As suas declarações ao «Diário de Notícias» são esclarecedoras. Não há uma queixa, não há uma desculpabilização, não há um apontar de culpados ou uma referência aos custos da Interioridade ou da falta de acessibilidades.
Há o assumir de que se soube aproveitar uma janela de oportunidade, transformada em êxito, tudo baseado em trabalho e dedicação.
Parabéns Joaquim Vilar e obrigado pela lição…
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

ramiro.matos@netcabo.pt