Está já marcado para os dias 5, 6 e 7 de Setembro o Iberfolk 2008, que regressará a Sortelha, localidade em que se realizou em 2007.

Cenário do III Iberfolk (foto «Sabugal Tarrento»)A associação Transcudânia decidiu voltar a realizar o festival de música tradicional portuguesa em Sortelha, concelho do Sabugal, dadas as óptimas condições da aldeia histórica para esse efeito. Trata-se da terceira edição do Iberfolk, festival que vem granjeando prestígio e que agora se pretende consolidar, ganhando espaço de referência no contexto nacional.
Capeia Arraiana esteve à fala com Carlos Alexandre, um dos dirigentes da Transcudânia e também um dos responsáveis pela organização do evento, que confirmou o assentar de arraiais em Sortelha, tendo em conta a óptima realização do ano passado. «Vamos organizar o Iberfolk deste ano dentro do mesmo espírito dos anteriores, com o objectivo de divulgarmos a cultura tradicional portuguesa», afirmou.
No referente à organização o responsável disse que este é o tempo de uma primeira divulgação, informando o que é essencial: a data a e a localização do evento. O resto está já a mexer, preparando-se o programa, angariando-se apoios, solicitando-se colaborações. «Vamos apostar no aperfeiçoamento da organização, há sempre arestas a limar», disse Carlos Alexandre que nos confessou contar com o apoio da Junta de Freguesia local.
Quanto a expectativas espera que o Iberfolk deste ano obtenha o mesmo sucesso dos anteriores, mas desta vez crê que reunirá o dobro dos participantes. «Para isso apostamos numa maior divulgação, num melhor programa e numa organização mais cuidada. Tenho a certeza que irá ser um sucesso» disse com convicção o jovem sabugalense.
plb