Vai realizar-se no dia 11 de Maio em Vilar Maior, concelho do Sabugal, uma feira medieval, organizada por duas jovens que frequentam o curso de Animação Sócio-Cultural da Escola Profissional de Trancoso.

Castelo de Vilar Maior (Sabugal)As duas alunas, Solange Tomé e Cátia Sacadura, com ligações familiares a Vilar Maior, prepararam a iniciativa como um trabalho a ser avaliado no âmbito do curso que frequentam em Trancoso. Delinearam um programa, de onde se destaca a tradicional alvorada com foguetes, pelas 9 horas, a que se seguirão desfiles de figurantes e armação de tendas onde se comerciará à moda antiga, recriando as tradicionais feiras portuguesas.
Uma das jovens é da Arrifana, aldeia anexa de Vilar Maior, e a outra da Bismula. Entenderam assim organizar uma actividade ligada às suas terras de origem. A feira tem pleno enquadramento na aldeia histórica de Vilar Maior, que em tempos foi vila e sede de concelho, que conheceu no período medieval uma época de esplendor, que agora se pretende evocar.
Não é a primeira vez que a freguesia recebe este tipo de iniciativa, pois a associação local e a junta de freguesia já haviam organizado feiras medievais em anos anteriores.
plb