As funcionárias vestidas a rigor com o novo equipamento, não esqueceram o sorriso, a disponibilidade e a simpatia para com todos os presentes e que, felizmente para a instituição, já se vai tornando habitual e até uma «marca»!

Joaquim Ricardo («Ideias Soltas»)No passado dia 21 de Março, a Liga dos Amigos de Aldeia de Santo António apresentou aos seus mais directos colaboradores as novas instalações a funcionar desde então na Rua dos Amigos, em Aldeia de Santo António – Direcção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal, trabalhadores e utentes da valência de Apoio Domiciliário. Foi um dia de festa onde, para além de se fazer um ponto de situação da construção, se lembrou a todos, quanto tem sido enorme a dedicação e o esforço para se chegar a este ponto. As funcionárias vestidas a rigor com o novo equipamento, não esqueceram o sorriso, a disponibilidade e a simpatia para com todos os presentes e que, felizmente para a instituição, já se vai tornando habitual e até uma «marca»! Os utentes ficaram maravilhados com o que viram e a sua alegria encheu de orgulho os membros da direcção e recompensados pelo esforço dispendido.
Pela tarde e já no seu bem apetrechado auditório, foram lembrados os custos actuais do empreendimento, que se aproximam já do milhão de euros e destes só cerca de metade estão cobertos pelo financiamento contraído junto da Caixa Geral de Depósitos, os restantes foram já pagos. Depois, foi exibido um filme sobre a «Vida e morte de Jesus Cristo» – comemorando o dia de Sexta-Feira Santa, que foi um êxito.
Durante o mês de Maio abre o Lar Residencial, com 14 quartos, sendo sete duplos e outros tantos individuais, para 21 utentes. Neste momento já se encontram a decorrer as inscrições e são já muitos os pretendentes que deram já o seu nome. Os preços a praticar no Lar e a cargo do utente serão calculados de acordo com o montante dos seus rendimentos e estão de acordo com os praticados na maioria dos lares da região.
Para além do Lar Residencial, a Liga está também a receber inscrições para o Centro de Dia, com capacidade para 15 utentes com transporte diário a casa e serviço de lavagem e tratamento de roupa.
A valência de Apoio Domiciliário foi objecto de um grande investimento, cerca de cinco mil euros, com a aquisição de termos modernos para transporte e conservação da alimentação. Agora, nesta valência o serviço será ainda de maior qualidade, para conforto e prazer de todos os seus utentes.
Dentro em breve abre uma nova frente, nas actividades da LIGA: as já célebres caminhadas com almoço-convívio no final e cuja participação estará aberta a todos os que queiram passar um dia diferente!
É com muito gosto que aqui deixo o meu testemunho. Afinal, no Sabugal, está a nascer uma unidade que, estou certo, será uma referência na prestação de cuidados à população sénior desta região e que deita por terra, mais uma vez, a tese de que no concelho se tem uma das mais baixas taxas de qualidade de vida do país! Convido a quem tiver dúvidas, que visite esta unidade.
«Ideias Soltas», opinião de Joaquim Ricardo

dr_jfricardo@hotmail.com

Anúncios