A Auto-estrada da Beira Interior (A23) vai receber a plantação de árvores ao longo do seu percurso de 177 quilómetros, como forma de combater o dióxido de carbono provocado pelos carros que a utilizam.

A23O projecto foi ontem, 14 de Fevereiro, lançado pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que enalteceu a iniciativa, considerando que a segurança rodoviária passa também pela preservação do ambiente.
Ao longo de três anos vão ser plantadas 20 mil árvores junto à auto-estrada da Beira Interior, que liga a A1 (em Torres Novas) à A25 (na Guarda), cruzando os distritos de Santarém, Castelo Branco e Guarda.
O projecto, que envolve o Governo Civil de Castelo Branco, a Scutvias e as escolas da região, levará a que os jovens estudantes participem na plantação das árvores.
A cerimónia de lançamento aconteceu na Covilhã, onde o ministro Rui Pereira acompanhou 127 crianças que plantaram algumas árvores.
A iniciativa vai continuar ao longo de dois anos, com sucessivas acções envolvendo crianças e jovens das escolas aderentes.
plb