O projecto «Qualificação do Turismo Activo – Word Adventure» visa dinamizar o desenvolvimento de actividades turísticas activas nacionais e internacionais. Uma das vertentes é a descida de rios em kayake estando programada uma prova no Rio Côa no dia 17 de Maio organizada pela Associação Raia Histórica.

Rio Coa incluido na Rota do Turismo Activo«Qualificar o Turismo Activo» dinamizando o desenvolvimento de actividades turísticas activas a nível nacional e internacional através da criação de uma rede de parcerias que irão promover a marca «WordAdventure».
No distrito da Guarda terão lugar duas descidas em kayake. A primeira está marcada para dia 19 de Abril no Rio Mondego, com a extensão de 11 quilómetros na freguesia de Videmonte e a 17 de Maio, com organização da Associação Raia Histórica, será a vez do Rio Côa.
O projecto é coordenado pela ADIRN (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte) e tem como parceiras 21 associações de desenvolvimento local de todo o país onde se incluem no distrito da Guarda a Pró-Raia e a Raia Histórica.
Em apoio ao programa «Portugal em Kayak» foi criado um «Passaporte» com as datas das provas, os locais e sugestões turisticas sobre a região. A escalada, o rafting e os percursos pedonais estão nos planos futuros da «Qualificação do Turismo Activo».
Na apresentação do projecto a presidente da Pró-Raia e vereadora da Câmara Municipal da Guarda, Lurdes Saavedra, esclareceu ainda que «a associação vai incentivar empresas que se queiram instalar ou que já estejam instaladas na região com o objectivo de rentabilizarem as potencialidades locais e promover a sua divulgação nos roteiros do turismo activo» e para isso está previsto «investir cerca de 15 mil euros num investimento global de 320 mil euros comparticipados a 90 por cento por fundos comunitários».

Mais informações em: Templar – Rotas e Destinos Turísticos
jcl