Dois comboios especiais organizados pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) em parceria com a CP transportaram até Portimão cerca de 1300 participantes na Festa do Basquetebol. O apito da partida foi dado nas estações de Porto-Campanhã e de Coimbra.

Festa do Basquetebol em PortimãoPartiu na passada quinta-feira da estação de Porto-Campanhã um comboio especial fretado pela FPB com o apoio da CP para transportar cerca de 1300 participantes na Festa do Basquetebol.
Na cidade Invicta o comboio iniciou a marcha com as selecções das Associações de Basquetebol de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança e em Aveiro e Coimbra entraram as selecções locais.
Um outro comboio aguardava na cidade dos estudantes as selecções da Guarda, Viseu e Castelo Branco para as transportar, também, com destino à festa algarvia. Pelo caminho foi parando para entrarem os seleccionados de Santarém, Lisboa, Madeira, Açores, Alentejo e Setúbal.
O convívio e a confraternização entre os atletas das várias comitivas é o principal objectivo desta iniciativa a nível nacional com a cerimónia de abertura marcada para esta sexta-feira na Arena de Portimão.
As 72 selecções de basquetebol sub-16 e sub-14 de todo o país disputam no primeiro dia da competição 70 jogos para apurar as equipas vencedoras da primeira fase de grupos. Nesta eliminatória existem duas divisões com seis séries (três em cada divisão) cada série é composta por três selecções que se defrontam num jogo. Mediante a classificação final na fase de grupos, uma selecção pode subir ou descer de divisão na eliminatória seguinte, a fase de séries.
Os jogos decorrem entre as nove e as 20 horas em cinco pavilhões de Portimão, com destaque para o Portimão Arena com quatro jogos em simultâneo. Na edição deste ano todas as equipas jogam, pelo menos uma vez, no pavilhão principal da competição.
Entre 27 e 30 de Março a cidade algarvia está transformada na capital do basquetebol português.
aps