Cumprindo uma antiga tradição quaresmal que todos os anos de repete, vai realizar-se em Pousafoles do Bispo, freguesia do concelho do Sabugal, a Procissão dos Passos do Senhor, que espera reunir muita gente, alguma dela vinda dos povos vizinhos.

Senhor dos PassosA já célebre e muito concorrida procissão dos Passos de Cristo em Pousafoles realiza-se na tarde do Domingo de Ramos, dia 16 de Março. Perde-se na noite dos tempos a origem desta tradição que ali ganhou foros de obrigatoriedade, e ponto de honra da paróquia local que nunca deixa passar o evento em claro.
Reza a tradição que um padre ali nado, de nome Torres, doou uma forte quantia de dinheiro à Irmandade do Senhor dos Passos, impondo como condição que se realiza-se todos os anos a procissão. O voto ficou obrigação sagrada e em todas as Quaresmas tem ali lugar a dita procissão, que junta muito povo devoto de diversas freguesias.
Às 13 horas realiza-se a benção dos ramos, a que se segue a Eucaristia na igreja matriz da freguesia. Às 16h30 inicia-se a Procissão dos Passos, que percorrerá lentamente as ruas da povoação, com paragem nas diversas estações da Via-sacra. Incluem-se no cerimonial os quatro sermões da ordem: o do Pretório, o do Encontro, o do Calvário e o da Soledade. É da tradição que tais sermões sejam emotivos, especialmente o do Encontro, que evoca o momento em que Maria e Madalena, acompanhadas por João, se reúnem a Jesus que carrega a cruz a caminho do Calvário, não mais o abandonando.
O Padre António Morgado, enquanto pároco da freguesia, preside á cerimónia, tendo como pregadores convidados o Padre redentorista José Sanches Pires, dos Fóios, e o Padre Manuel Igreja Dinis, natural do Rochoso e actual pároco do Sabugal.
plb

Anúncios