O Virtual Earth da Microsoft com imagens de satélite de todo o Mundo já permite ver imagens aéreas detalhadas e actualizadas das cidades, do Litoral, do Interior de Portugal Continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. O acesso gratuito resulta de um acordo entre a empresa de Bill Gates e o Instituto Geográfico Português.

Imagem aérea da cidade do Sabugal

O acordo formalizado na segunda-feira, 10 de Março, entre o Instituto Geográfico Português (IGP) e a Microsoft permite aceder gratuitamente a imagens detalhadas de todas as regiões de Portugal continental e regiões autónomas. Na imagem podemos ver com bastante nitidez alguns pormenores do rio Côa e da cidade do Sabugal.
O IGP cedeu à Microsoft (e também à Google) fotografias aéreas de alta qualidade e a multinacional americana permitiu que os serviços do Estado usem gratuitamente a tecnologia para desenvolver ferramentas que tornem menos burocráticos os serviços que implicam fornecer informação geográfica aos cidadãos.
O Virtual Earth disponibiliza a visão aérea em alta resolução (com e sem nome das ruas) , permite aceder a fotografias ultradetalhadas no formato «olho de pássaro»(o suficiente para se distinguir cada carro numa rua, por exemplo) e com efeito tridimensional de nove capitais de distrito, estando prevista, ainda sem data, a inclusão de mais cidades nesta lista.

Endereço: http://maps.live.com/
jcl