No passado domingo, 9 de Março, realizou-se primeiro Estágio de Shiai Kumite na Cidade do Sabugal, onde foram estudados diversos aspectos da vertente do combate livre desportivo.

Os atletas participantes no estágioO grande objectivo deste estágio foi dar a oportunidade a todos os praticantes de usufruírem dos ensinamentos do atleta Nuno Moreira que, com apenas 22 anos, é o melhor e mais medalhado atleta de kumite em Portugal. Entre muitos títulos Nuno Moreira foi oito vezes Campeão Regional e oito vezes Campeão Nacional, para além de ter obtido a melhor classificação nos Campeonatos Internacionais da World Karate Federation.
O estágio desenrolou-se durante todo o dia em diversos horários, de acordo com as idades dos atletas, e estiveram presentes vários karatecas do distrito da Guarda. Esta é uma entre outras iniciativas, que o Clube Karaté do Sabugal (CKS) pretende levar a efeito, para oferecer a todos os seus praticantes e a todos os interessados cursos específicos dentro das diversas áreas do Karaté.
Eduardo Rafael, treinador do CKS e principal organizador do evento, mostrou-se satisfeito com a realização, deixando agradecimentos a todos os atletas que estiveram presentes e em especial à empresa municipal Sabugal+, cuja colaboração tornou possível a realização da iniciativa.
O Shiai Kumite, também chamado kumite de competição, é uma variante do karaté em que os atletas lutam pela conquista de pontos. Ambos os lutadores tentam desferir o golpe perfeito, porém sustendo-o suficientemente próximo ao alvo.
plb