O Presidente da República, Cavaco Silva, desloca-se ao Brasil, entre 6 e 9 de Março, para participar nas «Comemorações dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro».

Rio de JaneiroPor ocasião das «Comemorações dos 200 anos da chegada da corte ao Rio de Janeiro», o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva e a esposa visitam o Brasil entre 6 e 9 de Março, a convite do Presidente da República Federativa brasileira, Luís Inácio Lula da Silva.
A comitiva presidencial inclui o ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, deputados representantes dos grupos parlamentares e personalidades dos meios universitário, literário, editorial e livreiro.
O programa da visita inicia-se, quinta-feira, com um concerto no Teatro Municipal em honra da cidade do Rio de Janeiro, com Teresa Salgueiro acompanhada pelo sexteto João Cristal. No sábado a comitiva assistirá na Antiga Sé Imperial a um espectáculo de luz e som e a um concerto da Orquestra Sinfónica Brasileira.
Cavaco Silva e Lula da Silva estarão presentes na inauguração da Exposição «Um Novo Mundo, Um Novo Império – A Corte Portuguesa no Brasil», no Museu Histórico Nacional e participam numa Sessão Solene no Real Gabinete Português de Leitura.
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro aproveita a visita de Cavaco Silva para tornar o chefe de Estado português seu presidente honorário no decurso de um almoço com personalidades do meio cultural brasileiro.
No último dia da visita, domingo, é inaugurada a exposição «Lisboa no Rio de Janeiro» e decorrerá uma recepção às Comunidades Portuguesas e Luso-brasileiras no Palácio de São Clemente, residência do Cônsul-Geral de Portugal no Rio.
jcl

Anúncios