Foi assinada esta segunda-feira, em Salamanca, a declaração para a criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial entre a deputação espanhola e nove municípios da Beira Interior Norte onde está incluído o Sabugal.

SalamancaO acordo assinado em Salamanca esta segunda-feira, 3 de Março, tem por objectivo consolidar três projectos que a Comunidade de Trabalho Salamanca-Beira Interior Norte vai, depois, apresentar no programa de Cooperação Transfronteiriça para o período 2007-2013.
Na reunião estiveram presentes além dos representantes da Deputação de Salamanca e do município do Sabugal os autarcas da Guarda, Almeida, Manteigas, Mêda, Pinhel, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo e Trancoso e os coordenadores do Centro de Desenvolvimento da Região Centro, da Associação de Municípios da Cova da Beira e do Serviço Nacional de Protecção Civil.
Um dos projectos prevê a criação de um Observatório Transfronteiriço do Desenvolvimento Territorial participado pelas administrações públicas e diversas entidades universitárias e empresariais dos dois países ibéricos.
Um segundo protocolo aposta no Turismo da Região Transfronteiriça que irá ser dinamizado e modernizado com a constituição da sede do Agrupamento Europeu.
Será desenvolvido um outro projecto relacionado com a criação de uma rede para consolidar os Sistemas Transfronteiriços de Prevenção de Riscos Naturais e de respostas coordenadas em caso de catástrofe.
Em declarações à agência Lusa, a líder do grupo de trabalho, Isabel Jiménez, da Deputação de Salamanca, explicou que o objectivo da reunião consistiu na «aposta no futuro desta zona transfronteiriça apesar da redução dos incentivos financiamentos europeus sendo crucial trabalhar juntos, sem projectos individuais e de forma generosa para conseguir iniciativas que tragam resultados óptimos para o desenvolvimento socioeconómico dos dois lados da fronteira».
jcl

Anúncios