Entre os dias 1 a 5 de Fevereiro realiza-se o Nevestrela, tradicional encontro de alpinistas na serra mais alta do país, organizado pelo Clube de Montanhismo da Guarda e da Associação dos Amigos da Serra da Estrela.

Cartaz do XXV NevestrelaEstão já abertas as pré-inscrições para o Nevestrela 2008 e para a «Travessia com pernoita», actividades programadas para o Covão D´Ametade, na Serra da Estrela. Trata-se da 25ª edição da iniciativa, facto que lhe confere um sabor especial.
Do programa constam actividades de livre iniciativa, «fogo de campo», debates, realização de percursos de pequena e de longa duração. Desta-se ainda a realização da chamada «travessia com pernoita», que é um percurso especial, de grande distância, percorrendo o maciço central da Serra da Estrela. No último dia está previsto um jantar comemorativo dois 25 anos do Nevestrela.
O tradicional encontro espera reunir centenas de montanheiros vindos de todo o país. Trata-se de uma iniciativa que promove o convívio entre os amantes do alpinismo, proporcionando nesta época um contacto directo com a neve e a prática do montanhismo em percursos predefinidos, o que ajudará também a aperfeiçoar as técnicas por parte dos participantes.
Numa outra iniciativa o Clube de Montanhismo da Guarda organiza já no próximo dia 13 de Janeiro a edição de 2008 da «Travessia Invernal do Maciço Central da Serra da Estrela». Esta caminhada pela serra poderá apresentar condições invernais (progressão em terreno nevado e meterorolgia rigorosa), sendo a organização exigente com os participantes no que diz respeito à escolha do vestuário e material necessário para este tipo de actividade, onde terão que ser autónomos. O percurso parte de Vale das Éguas (Penhas Douradas), seguindo depois pelo Perdigueiro, Nave da Mestra, Cume, Cântaro Gordo, terminando no Covão d’Ametade.
plb