As freguesias de Sortelha, Alfaiates e Vale das Éguas juntaram-se aos Fóios e passaram a estar disponíveis na Internet com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal.

Ligações para as Juntas de FreguesiaO «clube das freguesias sabugalenses na web» apoiadas pela Câmara Municipal do Sabugal tem mais três membros. A «Aldeia Histórica de Sortelha», «Vale das Éguas do Côa» e a «Aldeia Amuralhada de Alfaiates» juntaram-se aos «Fóios da Nascente do Côa» e passaram a ter a sua página oficial na Internet. Os portais da autarquia e da empresa municipal «Sabugal+» completam, para já, os restantes endereços disponíveis nesta nova versão.
Com bom-gosto gráfico, fáceis de navegar, com acessos evidentes aos conteúdos e utilizando tecnologias actuais viradas para a comunicação multimédia a modernidade do século XXI chega, assim, às nossas aldeias. Conservar e promover o património secular apostando na sua divulgação no mundo virtual mais do que uma aposta ganha é a tentativa proactiva de disponibilizar soluções contra a desertificação e a indiferença a que estão a ser votadas as terras e as gentes raianas.
Os novos sítios disponibilizam informação actualizada sobre as freguesias e tentam corresponder às necessidades e expectativas de todos aqueles que procuram nos motores de busca informações turísticas sobre as terras de ribacôa. Para os que estão perto mas acima de tudo para os que estão longe e nunca esquecem as suas origens é um meio privilegiado para se manterem actualizados e trocarem correspondência sem necessidade de salivar o selo.
Em Dezembro de 2003 as 40 freguesias do concelho iniciaram a sua presença no mundo virtual num projecto igualmente patrocinado pela Câmara mas que não teve continuidade em termos de actualização e colocação de conteúdos. As páginas continuam disponíveis online com o apoio da autarquia apresentando, no entanto, uma imagem de desleixo das nossas freguesias e dos nossos autarcas. Nesta nova etapa da visibilidade das nossas terras impõe-se desalojar do servidor aquelas que vão sendo substituídas e, igualmente, aquelas que ainda não solicitaram uma nova imagem mas continuam disponíveis na versão incompleta e inacabada.
O Capeia Arraiana associa-se à divulgação dos novos endereços destacando ligações úteis directas no cantinho das Juntas de Freguesias.
jcl

Anúncios